Atualidade

A primeira mulher no Parliament Square

Millicent Fawcett é a primeira mulher a receber uma estátua no Parliament Square, em Londres.
Por Ângela Mata, 04.04.2017
A primeira-ministra britânica Theresa May anunciou que a sufragista Dame Millicent Fawcett será a primeira mulher a ter a honra de ter uma estátua no Parliament Square (junto ao Big Ben), em Londres.

Millicent Fawcett dedicou toda a sua vida à luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres. Foi ela quem liderou a National Union of Women’s Sugffrage Societies, a organização que usou táticas pacíficas, como demonstrações sem violência, petições e pressão sobre membros do parlamento, como forma de lutar pelo direito de voto das mulheres.

Theresa May referiu-se a ela como sendo uma personalidade que "continua a inspirar a batalha pelas injustiças da atualidade", sendo por isso de seu direito ter uma estátua ao lado de figuras como Winston Churchill e Nelson Mandela. "A sua estátua ficará como um lembrete de que a política apenas tem valor se trabalhar para a sociedade no seu todo", concluiu a primeira-ministra.

Este importante passo acontece 11 meses depois de uma campanha lançada pelo jornal inglês The Telegraph em conjunto com a ativista feminista Caroline Criado-Perez, que incluiu uma petição assinada por 74 mil pessoas. Atualmente, as 11 estátuas presentes no Parliament Square são de homens.

A nova estátua será construída com o fundo monetário criado para celebrar os 100 anos do voto feminino em Inglaterra, em 2018. 
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!