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15 alimentos que beneficiam a saúde

Os ingredientes que se devem potenciar e descobrir, para uma alimentação mais saudável.
Por Máxima, 08.12.2016
No seu mais recente livro, o investigador e jornalista Miguel Ángel Almodóvar explora os benefícios de alguns alimentos em prol de uma alimentação mais saudável e rica. Em "O Segundo Cérebro" o autor expõe as mais recentes descobertas científicas sobre o estômago, o nosso comportamento alimentar e a saúde.

  1.  1. Ágar-ágar
Obtido a partir de várias espécies de algas, é uma alternativa à gelatina animal e podemos encontrá-lo em flocos, tiras ou barritas. Contém fibra natural benéfica para a saúde.
  1. 2. Arroz integral
Tem mais valor nutritivo que o arroz branco, porque o farelo contém elementos como fibra, vitaminas B1, B2, B3 e D, ferro, magnésio, cálcio e potássio.
  1. 3. Batata – doce
Contém fibra digerível, que acelera o trânsito intestinal, previne o cancro do cólon, controla o nível de glicose, reduz o nível de colesterol e sacia.
  1.  
  2. 4. Brócolos
São uma excelente fonte de índole-3-carbinol, um composto químico que estimula a reparação do ADN das células e bloqueia o crescimento das células cancerígenas.
  1. 5. Carnes brancas
O frango, o peru e o pato são considerados carnes brancas, ou seja, sem gordura, magras. Minimizam os efeitos negativos na alimentação.
  1. 6.  Chucrute
Chucrute, ou couve fermentada, é rico em enzimas e favorece a digestão e, portanto, a absorção dos nutrientes dos alimentos.
  1. 7. Funcho
As sementes usam-se secas e combinam-se com tartes, pães, bolos e até peixe. Melhora as vias respiratórias e diminui a barriga inchada.
  1. 8. Gengibre
  2. De aroma e sabor picante, é usado na cozinha japonesa, no sushi. Ajuda a melhorar o sistema nervoso, evita náuseas e gastrites.
  1. 9. Leite de cabra
Fornece boas proteínas como o cálcio e vitamina D, substâncias que previnem doenças como a osteoporose. Ideal para pessoas com intolerância à lactose.
  1. 10. Peixe azul
Tamboril, pescada, linguado e bacalhau são exemplos deste peixe. É benéfico para a regulação da tensão arterial e previne a artrite.
  1. 11. Quinoa
Considerada uma planta medicinal, a quinoa é transformada em grãos que se torram para obter farinha. Também podem ser cozidos, acrescentados às sopas, cereais ou massas.
  1. 12. Sésamo
Contém gorduras insaturadas e reduz o nível de colesterol no sangue. Usa-se na elaboração de óleo de sésamo, na cozinha asiática e oriental.
  1. 13. Estévia (Stevia)
Uma planta com substâncias doces, a stevia é uma alternativa ao açúcar e ideal para diabéticos. Reduz a pressão arterial e tem efeitos benéficos quanto à ansiedade.
  1. 14. Tempeh
É elaborado a partir da soja amarela, tem proteínas de alta qualidade e propriedades estimulantes de crescimento, por isso é indicado na alimentação das crianças.
  1. 15. Tofu
É um alimento oriental que não tem colesterol, e é considerado uma proteína vegetal. Tem metade das calorias e gorduras do que o leite de vaca.
 
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