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10 alimentos que ajudam a manter o peso

Numa era em que os cuidados com a alimentação são cada vez mais desafiados pela fast food, sugerimos 10 alimentos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e a manter o peso.
Por Máxima, 01.09.2016

No verão todos os cuidados com a saúde são poucos, e a alimentação é das questões mais descuradas nesta temporada. A mudança constante de horários das refeições e do repouso, a desidratação e a exposição ao calor são fatores que potenciam a existência de picos de glicemia.

Neste sentido, revelamos os 10 alimentos com baixo índice glicémico e com pouca gordura, que ajudam a evitar as descompensações de açúcar, desmistificando a errónea ideia de que comer saudável é comer sem gosto – de cerejas a sardinhas, existem alimentos simultaneamente saudáveis e apetecíveis. Uma equipa de especialistas da Diaprokal apurou estes alimentos como sendo os mais indicados para um equilíbrio alimentar de sucesso:

 

 1.A rica sardinha: pode comer-se de várias formas, por exemplo, se forem ingeridas frias ajudam a reduzir a temperatura corporal. Além disso, estudos recentes mostram que melhoram o metabolismo dos diabéticos tipo 2 e são muito ricas em Omega 3, contribuindo para reduzir os níveis de colesterol.

 

2.Tapas com berbigões ou mexilhões cozidos a vapor: se não quer ganhar peso, mas gosta de petiscar, escolha uns berbigões ou mexilhões cozidos a vapor, que também são apropriados para diabéticos tipo 2. Fornecem muitos nutrientes e são ricos em ferro.

 

3.Combata o calor com um chá gelado, com menta e limão: para além de refrescar, é importante saber que o limão tem um índice glicémico mais baixo que o resto das frutas, o que ajuda a evitar possíveis picos de glicemia.

 

4. Cerejas para comer entre refeições: são ricas em antioxidantes e vitaminas, fáceis de levar para qualquer lugar e ajudam a combater o calor se forem ingeridas frescas. Como são ricas em betacaroteno ajudam a conseguir e a manter um bonito bronzeado. Graças ao seu baixo índice glicémico, ingeridas nas quantidades certas ajudam a evitar as subidas de açúcar repentinas.

 

5. Surpreenda-se com Couscous: podem ser ingeridos sozinhos ou em saladas e ajudam os diabéticos a evitar os picos de glicemia. Ao serem baixos em gorduras a saúde cardiovascular agradece.

 

6. Quem disse que não pode comer pão? O pão integral contém a quantidade recomendada de hidratos de carbono, que são de absorção lenta, é rico em fibra e ajuda a controlar os níveis de açúcar. Os nutricionistas propõem acompanhá-lo com hummus, uma pasta feita com grão-de-bico, adequada para diabéticos tipos 2, cujo índice glicémico é muito baixo e favorece o trânsito intestinal.

 

7. Temperos com Mostarda de Dijon: Desfrute de saladas, mas evite temperá-las com molhos que contém calorias e que podem provocar subidas repentinas de açúcar. Uma boa opção é temperar as saladas com mostarda de Dijon, que dá sabor e, por ser muito baixa em hidratos de carbono, é perfeita para diabéticos.

 

8. Refresque-se com guacamole: O abacate, base deste molho, é benéfico para diabéticos tipo 2 porque ajuda a controlar os níveis de açúcar. Além disso, não aumenta o colesterol, as suas gorduras são saudáveis, contém ómega 3 e ácido oleico, é muito fresco e saboroso para o verão.

 

9. A estrela do verão, o iogurte magro edulcorado: Os nutricionistas recomendam acompanhá-lo com frutos vermelhos, já que tem um índice glicémico muito baixo. Segundo um estudo da Universidade de Cambridge, o iogurte magro pode reduzir o risco de diabetes em 24%.

 

10. Os benefícios do espinafre: Esta verdura contém uma grande quantidade de nutrientes, muito poucas calorias e contribui para melhorar a saúde cardiovascular e óssea. Além disso, melhora a absorção de açúcar e evita os picos de glicemia. É ideal comer bem fresquinho em saladas, ao qual pode juntar uma porção de frutos secos para torna-la mais completa.

Cortesia Diaprokal (www.diaprokal.pt)

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