Atualidade

Crianças de Lisboa vão poder usar o cartão escolar nos transportes públicos

A Câmara Municipal de Lisboa pretende implementar esta medida em setembro.
Por Andreia Rodrigues, 12.01.2018
Os cerca de 15 mil alunos do primeiro ciclo de Lisboa vão poder viajar com o cartão escolar gratuitamente nos transportes públicos da cidade, Carris e Metro.

A Câmara pretende avançar com um projeto-piloto a partir da Páscoa, que irá abranger dois agrupamentos, não escolhidos ainda. O objetivo é que em setembro "seja universal nas escolas básicas a existência de um cartão escolar que permite não só identificar o aluno na escola mas aceder aos transportes públicos de Lisboa", afirma o vereador da Educação e dos Direitos Sociais, Ricardo Robles, em entrevista à Agência Lusa.

A medida vem facilitar a vida dos pais que assim deixam de ter de pedir o passe para as crianças, pois estas "desde que estejam na escola, passam a ter o cartão", explica o vereador.

Questionado sobre se a medida abrangerá outras idades, o vereador afirma que "em setembro de 2018 queremos implementá-los em todos os alunos do primeiro ciclo e em setembro de 2019 queremos alargar depois aos ciclos seguintes".

Na opinião do vereador, esta ideia "cria um instrumento importante para as escolas", porque quando existem atividades fora da escola os alunos têm de se fazer acompanhar de títulos de viagem ou passes carregados.
Com a medida, a Câmara pretende também reduzir o impacto dos movimentos pendulares para as escolas, com "grande pico ao início da manhã e ao final da tarde em zonas muito específicas da cidade, e que criam uma pressão muito grande".

Em relação ao investimento feito, "está a ser calculado pelo vereador da mobilidade, mas para já é só a execução física do próprio cartão, e portanto o valor de investimento é muito reduzido".

Atualmente, os passes para a Carris e Metropolitano já são gratuitos para crianças até aos 12 anos.
 
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!