Notícias

Tem 86 anos e totaliza mais de 40 corridas IRONMAN

NIKE LANÇA FILME “UNLIMITED YOUTH” E HOMENAGEIA ATLETA EXTRAORDINÁRIA: A IRMÃ MADONNA BUDER
Por Máxima, 18.08.2016

O filme "Unlimited Youth", é o episódio mais recente da campanha "Nike Unlimited Campaign", que inclui os filmes "Unlimited Courage" e "Unlimited Youth", a mais recente série de curtas de atletas e muito mais. A campanha, que regressa com novidades ao longo deste mês, celebra os atletas, tanto os do dia-a-dia como os campeões, que regularmente vão para além dos seus limites – e que se prepararam para provar o seu potencial ilimitado este verão.

"Unlimited Youth" celebra uma atleta extraordinária, a Irmã Madonna Buder, e a sua determinação em desafiar conceitos convencionais de idade.

Quando a Irmã Madonna Buder precisava de uma força extra para completar o triatlo da IRONMAN® World Championship, no Havai, focou-se no divino. "Pensei na meta como a entrada para a última meta de todas, os portões para o Céu", recorda. "Foi isso que me motivou".

A Irmã Buder completou a corrida em 1985, aos 65 anos. Aos 75, a freira norte-americana tornou-se na mulher mais velha de sempre a completar um triatlo IRONMAN. Aos 82, estabeleceu o recorde mundial do concorrente mais velho do triatlo IRONMAN. Hoje, com 86 anos, totaliza mais de 40 corridas IRONMAN, cada uma composta por quase 4 quilómetros de natação, cerca de 180 quilómetros de bicicleta e 42 quilómetros de corrida. A sua participação histórica valeu-lhe o nome "Freira de Ferro" (Iron Nun). Ao longo do seu percurso teve alguns percalços: não completar uma corrida por apenas alguns segundos, vários ossos fraturados, problemas com o fato de mergulho, etc. Ainda assim, afirma "O único fracasso é não arriscar, porque o teu próprio esforço é um sucesso".

A entrada da Irmã Buder no mundo do desporto chegou apenas sete anos antes da sua primeira corrida no Havai, quando frequentou um workshop na Costa de Oregon, nos Estados Unidos, conduzido por um padre que promovia a corrida como forma de harmonizar a mente, o corpo e a alma. A Irmã levou esta crença ao extremo, esgotando o desporto antes de descobrir a modalidade de triatlo. "Foi a minha salvação", declara. Atribui a sua resistência física ao facto de ouvir o seu corpo e de manter uma atitude positiva.

"Levas a tua atitude contigo", continuou. "Das duas uma, ou atinges o objetivo ou autodestróis-te. Se pensares de forma positiva podes até tornar uma coisa má numa coisa boa". Juntamente com a orientação espiritual a Irmã Madonna Buder deixa um recado simples aos atletas mais jovens "Um passo de cada vez faz uma maratona".

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!