Especiais

As 30 "it bags" mais icónicas de sempre

Quem já não ouviu falar na Speedy, na Kelly ou na Jackie? Recorde aqui as carteiras mais faladas na história do mundo da moda.
Por Máxima, 26.12.2016
São 30 carteiras bastante desejadas por qualquer mulher e que por norma contêm uma história por detrás do seu nome. O site Stylight selecionou as carteiras mais emblemáticas de sempre e criou uma infografia capaz de explicar um bocadinho da razão porque se transformaram num verdadeiro ícone. 

As carteiras são sem sombra de dúvida motivo para despertar paixões. São elas o elemento imprescindível no look de qualquer mulher, capazes de se transformarem em autênticos must-have, bastante desejados quando as vemos na mão de certas celebridades. 

Esta seleção vai desde as mais recentes criações de Kenzo, Dior ou Michael Kors, mas não esquece os clássicos  como a 'Kelly' da Hermés ou a '2.55' da Chanel.

Com a entrada no novo século, vimos surgirem novas it bags como a Balenciaga City, de Nicolas Ghesquière (tão usada por Kate Moss e Sienna Miller); ou como o renovado clássico Yves Saint Laurent (com a inscrição YSL); em 2003, a Mulberry lançou a Baysweater, nomeada assim por causa de uma zona da capital inglesa; outra grande novidade foi a PS1 Proezna Schouler, concebida como a "anti-it bag"; ou em 2009 o aparecimento da linha da Celine’s luggage tote (Nicky Hilton, Rihanna e Kim Kardashian usaram bastante a carteira). Baguette, da Fendi, por exemplo, foi usada por Sarah Jessica Parker na série O Sexo e a Cidade - o que levou a marca a vender 100,000 modelos da linha apenas naquele ano.  Além das carteiras que ficaram populares por causa de celebridades, há também aquelas que vendem mais simplesmente porque a marca conta com uma herança histórica respeitada. A Prada é uma delas - o modelo Galleria ficou famoso "apenas" quando as pessoas reconheceram o trabalho árduo de seu criador. Outra famosa casa italiana é a Gucci, que ficou conhecida por utilizar materiais como o bambu nas suas criações. Durante a segunda Guerra, em tempos de economia, esse material era a melhor opção para fazer produtos criativos sem prejuízo. A moda pegou, até que personalidades como Elisabeth Taylor e Lady Diana foram vistas com o acessório.

Mas os incontornáveis clássicos tornaram-se imprescindíveis no guarda-roupa de grande parte das celebridades. A francesa Hermès foi a marca que praticamente inventou o conceito das 'it bags'. De acordo com o site oficial, Robert Dumas fez o desenho de um acessório prático e fashion em 1930. Grace Kelly, a princesa do Mónaco – caiu de amores pela bolsa e encomendou seis modelos em diferentes cores. Um dia, em 1956, um paparazzi fotografou Grace para a revista Life e a capa foi vista em todo o mundo. A atriz também estava usando o acessório para esconder sua barriga, pois estava grávida de sua filha Carolina. A partir de então, a 'it bag' ganhou um nome:  "Kelly".  Mas na história, há outros modelos de carteiras que foram batizadas por celebridades. É o caso de "Jackie", da Gucci, criada em 1961 para homenagear Jacqueline Kennedy. Outro grande tributo é a "Lady Dior", que no começo era chamada de "Chouchou". Em 1995, com a visita da princesa Diana a Paris e a oferta singela da primeira-dama Bernardette Chirac, o acessório ganhou as atenções do mundo. Outra musa de uma it-bag era Ricky Lauren. Ela é a mãe da carteira da Ralph Lauren. De acordo com o criador, a inspiração estava dentro de casa "A minha mulher Ricky é a minha verdadeira musa".  Em 2013, a carteira ganhou o nome de "Soft Ricky". 
A Louis Vuitton Speedy, por exemplo, foi criada em 1930, tornando-se desde então uma das mais procuradas 'it bags'. O tamanho original era de 30 cm, mas uma versão de 25 cm foi criada para Audrey Hepburn em 1965. Outra história de sucesso é a clássica "2.55" da Chanel. Esta é talvez, uma das bolsas mais conhecidas da história, e tem este nome devido à data de criação do primeiro modelo: em Fevereiro de 1955. 

Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!