Especiais

Afinal, o que é um digital influencer?

Conseguem milhares de seguidores em tempo record e dominam o universo digital. Quem são eles e como conseguem?
Por Rita Silva Avelar, 30.03.2017
São referências no digital, conseguem chegar a números de seguidores astronómicos no Instagram e conquistam cada vez mais aquilo a que as redes sociais apelidam de likes. Mas como? Qual é a estratégia de um digital influencer? É que o online é de "feeling", dizia alguém, outro dia. É preciso conhecer-se o target, estudar as tendências que fazem com que tanto as visualizações de vídeo como os likes nas fotografias cresçam. Em entrevista à Vogue britânica, Camille Charrière (494 mil seguidores) explicava: "Se eu quero alcançar 8 mil likes sei perfeitamente que o que preciso de fazer é colocar uma fotografia com uns jeans, uma T-shirt e uns Converse."E, se pensarmos sobre isto, há alguém que não se identifique com este look, o qual podemos rotular de effortless chic? "No geral, as pessoas procuram simplicidade. Estão à procura da realidade porque é algo que podem facilmente replicar."

Quem são? Sobretudo millennials, detentores de um sentido estético apurado no que respeita à imagem e que são referências nas áreas de moda, beleza e lifestyle. Estão em cima das tendências nestas áreas e estudam constantemente o seu target, adaptando-se a ele.
Onde estão? No Instagram, sobretudo, mas também em redes sociais como o Blogger, o Pinterest ou o Twitter.
O que precisam de ter? Influência digital, noção de estética e conhecimento do público que querem alcançar. Persistência, estratégia e ponderação são características indispensáveis.
Em que áreas? Muitas das pessoas que são referências no mundo das redes sociais só publicam fotografias relacionadas com os seus interesses – para criar uma linha condutora e um ADN específico. Estas pessoas tornam-se ou um fashion influencer ou um beauty influencer, food influencer, por exemplo.

Lá fora
Julia Restoin Roitfeld (287 mil seguidores). A filha de Carina Roitfeld habituou os seus seguidores às fotografias das campanhas de moda das quais é protagonista, mas também partilha momentos de cumplicidade com a filha, Romy.
Anllela Sagra (8,1 milhões de seguidores). Podia ser mais uma página de fitness, não fosse a colombiana ter desenvolvido vários programas no seu site (www.anllelasagra.net) para conseguir a silhueta perfeita, como por exemplo o Booty Blaster, um objetivo de 60 dias para ficar com um corpo… igual ao seu. São raras as fotografias partilhadas onde não surjam partes do seu corpo: é uma página inspiracional e motivacional.
Ella Woodward (1 milhão de seguidores). Autora do blogue Deliciously Ella (que também levou à publicação de um livro), já conquistou um milhão de seguidores no Instagram. A página é atualizada diariamente com imagens de receitas com um aspeto delicioso e saudável.
Leandra Medine (1,7 milhões de seguidores). Tudo o que veste esgota. O que é que a autora do blogue The Man Repeller tem? Carisma, descontração e estilo. Retrata muitas vezes situações com as quais qualquer mulher se identifica, como por exemplo quando publicou uma fotografia em viagem, a dizer "Olá mãe! Sou eu, a Leandra, acabei de aterrar na MBFW (a semana de moda de Madrid)" como mensagem (original!) para avisar a mãe de que chegou bem ao destino.

Hey mom, it's Leandra I landed @mbfw #mercedesbenzfashion #mrpartner (because they loaned us a car for the week)

A post shared by Man Repeller (@manrepeller) on

Por Rita Silva Avelar 
Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!