Especiais

Sobre Hillary Clinton

O seu percurso e as suas frases mais icónicas, populares ou polémicas.
Por Máxima, 08.11.2016
Primeira-dama, secretária de estado, advogada, professora de Direito, ativista e candidata à presidência dos Estados Unidos da América. Simpatizantes ou não, admitamos que o percurso de Hillary Clinton é tudo menos enfadonho.

Hillary Clinton nasceu em 1947 em Chicago e é formada em Direito pela Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas nos EUA. Intervencionista por natureza e ligada à Igreja por educação, Hillary começou por se envolver na política através do Partido Republicano, assumindo uma postura conservadora, chegando mesmo a participar na campanha de Barry Goldwater às eleições presidenciais (1964).

Poucos anos depois, influenciada pelos assassinatos de Kennedy e Martin Luther King, a sua visão política sofreu uma forte alteração e Hillary acabou por se juntar ao Partido Democrático, envolvendo-se na campanha de Eugene McCarthy às presidenciais, no final dos anos 60.

Casou com Bill Clinton, seu colega de faculdade, em 1975, e acompanhou a sua presidência dos EUA enquanto primeira-dama na década de 90. Tornou-se imediatamente depois senadora (2001-2009) mas o plano de voar mais alto esteve sempre latente, e foi em 2007 que Hillary assumiu publicamente a vontade de ser presidente dos Estados Unidos.

Em 2008, com a maioria dos votos previstos já para Barack Obama, Hillary recuou. Tornou-se então, durante o mandato de Obama, Secretária de Estado, cargo que ocupou até 2013.

Anunciou oficialmente o ano passado a intenção de se candidatar novamente a Presidente e acabou por fazê-lo, tornando-se a primeira candidata presidencial (mulher) por um dos partidos principais, o Partido Democrático, na história dos Estados Unidos.

A campanha de Hillary assentou em grande parte na defesa de questões sociais e fez dos direitos das mulheres um ponto-chave, defendendo o fim das diferenças entre ordenados em função do género, o fim da violência contra as mulheres e a saúde das mulheres, através do acesso a contraceptivos e cuidados de saúde (ginecologia, obstetrícia, planeamento familiar e interrupções voluntárias de gravidez).

Percorra a galeria e recorde algumas das frases mais icónicas, populares ou polémicas de Hillary Clinton.


Por Mariana Abreu Garcia
Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Os membros da realeza com mais estilo

Especiais

Os membros da realeza com mais estilo

Da Duquesa de Cambridge à princesa Victoria da Suécia, passando por Charlotte Casiraghi ou Rania da Jordânia. Os membros da realeza que se transformam em verdadeiros ícones de estilo.
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
1 Comentários
Sil Rafelli Carvalho Esquerdista mal caráter
13.11.2016 @facebook
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!