Especiais

Os anúncios de noivado reais

Da rainha-mãe à princesa Diana, assim têm sido anunciados os principais casamentos reais.
Por Ângela Mata, 28.11.2017

Depois da oficialização do noivado do Príncipe Harry com Meghan Markle, fazemos uma retrospetiva dos vários anúncios de noivado na realeza britânica.

Rainha-mãe (Elizabeth) e rei George VI | Depois de ter sido pedida em casamento três vezes, Lady Elizabeth Bowes-Lyon disse ‘sim’ ao rei George e o anúncio foi feito no Court Circular – a fonte de comunicações oficial da realeza na época – em janeiro de 1923. O casal tirou uma fotografia nesse dia para assinalar a data, na casa de Elizabeth, em Londres.

Rainha Isabel II e príncipe Philip | Há praticamente 70 anos, o anúncio do noivado entre a princesa Elizabeth e o tenente Philip Mountbatten foi feito pelo rei George VI através do Court Circular, em julho de 1947. Pouco depois, a princesa surgiu ao lado de Philip já com o anel de noivado, para a tradicional fotografia no Buckingham Palace.

Princesa Margarida e Anthony Armstrong-Jones | O anúncio de noivado entre a irmã da rainha, a princesa Margarida, e o fotógrafo Anthony Armstrong-Jones foi feito através da rádio, em fevereiro de 1960. De acordo com a autora da biografia de Lord Snowdon, de Anne De Courcy, o casal ficou noivo pouco antes do Natal de 1959, mas esperaram para fazer o anúncio depois do nascimento do príncipe André, a pedido de Isabel II. Para a fotografia oficial, o casal posou nos jardins do Castelo de Windsor.

Príncipe Carlos e Diana | Depois de vários meses de especulação, o Palácio de Buckingham anunciou finalmente o noivado de Carlos com Lady Diana Spencer, às 11 horas da manhã do dia 24 de fevereiro de 1981. Lord Maclean foi o porta-voz da rainha e do duque de Edimburgo, lendo o comunicado oficial. O príncipe Carlos terá feito o pedido de casamento três semanas antes, também no Palácio de Buckingham, onde aliás foram captadas as primeiras imagens do casal. Os noivos deram uma entrevista exclusiva à BBC, que ficou famosa pelas palavras de Carlos quando lhe perguntam se está apaixonado: "Sim, o que quer que seja que isso signifique."

Princesa Ana e Mark Philips | O anúncio de noivado aconteceu a 29 de maio de 1973. O pedido de casamento terá sido feito seis semanas antes da partilha da notícia com o mundo. A cerimónia de casamento aconteceu seis meses depois, a 14 de novembro do mesmo ano.

Príncipe André e Sarah Ferguson | O anúncio foi feito nos portões do Palácio de Buckingham, no dia 19 de março de 1986. O comunicado tinha apenas uma linha, na qual se podia ler que a rainha e o duque de Edimburgo estavam "bastante satisfeitos" por anunciar a união. Depois disso, o casal deu uma entrevista conjunta à BBC e à ITV onde deram gargalhadas e contaram o que cada um viu um no outro quando se apaixonaram. Para André, foi o cabelo ruivo de Sarah.

Princesa Ana e Timothy Laurence | Depois do casamento de Ana com Mark Phillips ter terminado em abril de 1992, o anúncio do seu noivado com o comandante da Royal Navy Timothy Laurence foi feito poucos meses depois, a 5 de dezembro desse ano. Este anúncio deu muito pouco nas vistas, ao contrário do seu anterior noivado, e nem sequer teve direito a fotografia oficial. O Palácio de Buckingham apenas divulgou a informação por escrito a um sábado. O casal casou alguns dias depois, a 12 de dezembro, em Balmoral (Escócia).

Príncipe Edward e Sophie Rhys Jones | Quando o anúncio do noivado foi feito não causou grande frenesim já que o jornal inglês The Sun se antecipou várias horas ao comunicado real, a 6 de janeiro de 1999. O casal posou para a fotografia oficial no Palácio St James e consta que Sophie fez um ultimato ao príncipe relativamente ao casamento, tendo em conta que já estavam juntos há mais de cinco anos.

Príncipe Carlos e Camilla Parker-Bowles | O anúncio da cerimónia civil foi feito pelo próprio príncipe Carlos. Já o comunicado foi divulgado a 10 de fevereiro de 2005 e incluía um comentário dos príncipes Harry e William, no qual ambos diziam: "Estamos ambos muito felizes pelo nosso pai e Camilla e desejamos-lhes a maior sorte no futuro." Nesse dia, o casal teve direito a um jantar de boas-novas em Windsor.

Príncipe William e Kate Middleton | Mais uma vez, o anúncio foi do príncipe Carlos através da Clarence House, a 16 de novembro de 2010. Posteriormente, o casal deu uma entrevista à ITV, onde Catherine surgiu com o anel de noivado que pertenceu a Diana e falou nas perspetivas de vida em comum. O vestido azul que Kate escolheu para o dia do anúncio esgotou em poucas horas. As fotografias oficiais foram divulgadas mais tarde e assinadas por Mario Testino. 

Harry e Meghan Markle | É o mais recente anúncio de noivado da coroa britânica e decorreu a 27 de novembro de 2017. O casal posou nos jardins do palácio de Kensingto, pouco depois do comunicado oficial divulgado pelo Príncipe Carlos. 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!