C-Studio i

C-Studio

Quatro dicas para uma vida mais alegre e saudável

Será que anotar todas as calorias que consumimos diariamente e obedecer a uma lista específica de exercícios que tonificam as zonas mais problemáticas do nosso corpo é a única forma de sermos saudáveis?
Por Máxima, 15.11.2017

Há muito mais além do exercício físico e da alimentação para podermos considerar que levamos uma vida saudável. Afinal, o que precisamos de fazer para nos mantermos felizes e saudáveis durante a nossa vida?

O caminho para a felicidade não é linear. Há um conjunto de regras e conselhos que pode seguir para ter uma vida mais saudável, feliz e emocionalmente estável. Prestar mais atenção ao que fazemos, ou ser conscientes de que um ato implica uma consequência, faz com que tomemos decisões de uma forma mais criteriosa, o que possibilita dar mais valor às nossas opções.

A célebre frase mens sana in corpore sano, uma mente sã num corpo são, do dramaturgo romano Juvenal, ficou para a posteridade. Com ela, conseguiu passar a mensagem de que para as pessoas serem saudáveis, felizes e se sentirem bem deve existir um equilíbrio nas suas vidas.

Estas são as quatro normas para uma vida melhor, sem soluções demasiado rígidas a curto prazo. São pequenas mudanças positivas, tão simples quanto eficazes. Porque ser saudável é desfrutar do que sabe bem e o que #sabebemfazbem.

Sabe bem praticar exercício

Da simples caminhada ao desporto regular, passando pelas atividades mais exigentes – como, por exemplo, a musculação –, quando praticamos exercício físico há uma ativação geral do corpo, tanto ao nível do metabolismo cardiovascular como de outras alterações fisiológicas, hormonais e endócrinas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, apenas 30 minutos de atividade física diária são suficientes para contrariar o sedentarismo, reduzir o risco de diabetes, melhorar os níveis de colesterol, reduzir a ansiedade, o stress e a depressão, além de melhorar a autoestima, a capacidade cognitiva a nível da memória e da aprendizagem, a flexibilidade e a coordenação motora.

Sabe bem sorrir

Sorrir, tal como o exercício físico, estimula o cérebro a libertar endorfina, substância responsável pela sensação de prazer e felicidade, além de ser um potente analgésico natural. Proporciona uma sensação de leveza e bem-estar e ativa o sistema imunológico. Sim, quem diria que sorrir é uma forma de se prevenir doenças, equilibrar o organismo e eliminar as rugas?

Sabe bem descansar

Não é novidade: dormir é fundamental para o nosso bem-estar. Além do envelhecimento precoce e dos danos que a privação de sono provoca na pele, estudos da National Sleep Foundation dizem que a falta de sono está também associada à menor esperança de vida, ao aumento do risco de doenças cardíacas e à obesidade. Quem dorme pouco sente, naturalmente, desejo de comer mais, já que o corpo produz menos leptina, a hormona que nos avisa quando estamos de estômago cheio, e mais grelina, a hormona que nos diz que estamos com fome. Conjugando com os restantes hábitos saudáveis, dormir pelo menos sete horas diárias pode prevenir doenças cardiovasculares.

Sabe bem comer bem

Adotar uma alimentação saudável não é sinónimo de pratos sem sabor ou refeições rotineiras. Aliás, comer bem não significa excluir nem proíbir, mas sim valorizar alimentos com perfis nutricionais mais equilibrados e menos processados. A variedade é regra quando se fala de hábitos alimentares saudáveis e o único meio para ter acesso aos nutrientes que o corpo necessita. Estes são os princípios fundamentais da Dieta Mediterrânica que o Pingo Doce segue em grande parte das receitas. Na revista "Sabe Bem", vai encontrar uma variedade de pratos que sabem e fazem bem. Uma forma de o Pingo Doce acompanhar sempre de perto as tendências, aconselhar as pessoas e apresentar soluções para o dia a dia. Este é um projeto que promete novidades para breve: em parceria com o Correio da Manhã, o Pingo Doce traz-lhe uma série de vídeos com receitas fáceis, rápidas, saborosas e económicas, que não vai querer perder. Esteja atento!

Sabe bem conviver e socializar à mesa. Sabe bem fazer as malas e descobrir o mundo. Sabe bem abraçar. Sabe bem aproveitar as coisas boas da vida. Sabe bem mudar!

Partilhe o hashtag #sabebemfazbem e mostre como os pequenos hábitos que lhe dão mais prazer no dia a dia o fazem mais feliz.

Partilhar
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!