Nutrição

Três receitas com ovos para enfrentar o frio de forma saudável

Comemore o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis com três sugestões rápidas e fáceis de fazer em casa.
Por Aline Fernandez, 08.11.2017

A temperatura está a cair, mas isso não quer dizer que tenha de pensar em pratos calóricos. Para celebrar o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, comemorado hoje, selecionamos três receitas que vão ajudar a enfrentar o frio de maneira mais saudável, publicadas na edição de junho de 2017 da Máxima, com texto de Paula Cristóvão Santose preparadas por Mafalda Rodrigues de Almeida, nutricionista e autora do blogue Loveat.

Ovos no forno em cama de tomate-cereja, agrião e ricotta

Para 4 pessoas

Ingredientes  

3 chávenas de tomate-cereja

100 g de agrião

2 dentes de alho 

1 cebola 

5 folhas de manjericão fresco 

4 ovos grandes 

200 g de queijo ricotta 

4 a 8 fatias de pão de sementes 

Sal 

Pimenta 

Azeite   

Preparação
Pré-aqueça o forno a 200º C. Disponha os tomates cortados em metades num tabuleiro com o agrião, um fio de azeite, os dentes de alho e a cebola picadinha. Leve ao forno e cozinhe durante cerca de 12 minutos a 150º C. Retire do forno e polvilhe com o queijo ricotta em bocados e as folhas de manjericão picadas. Tempere com sal e pimenta e, por fim, parta os ovos com cuidado sobre a cama de tomate, deixando algum espaço entre eles. Leve novamente ao forno durante cerca de dez minutos a 120º C. Antes de retirar o tabuleiro do forno veja se as claras estão brancas e completamente opacas. Caso não estejam, cozinhe mais uns minutos. Por fim, toste as fatias de pão e sirva a acompanhar o prato.

Ninhos de abacate

Para 8 ninhos

Receita sem glúten

Ingredientes

2 curgetes 

200 g de queijo cheddar 

2 abacates 

1 ramo de coentros 

8 ovos 

Sal

Pimenta 

Azeite

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200º C. Descasque e rale as curgetes. Misture-as com o queijo cheddar ralado e tempere com sal e pimenta. Unte as formas de queque com um pouco de azeite e forre-as com o preparado de curgete ralada.

Corte os abacates em cubinhos e coloque-os nas formas. Por fim, parta cada um dos ovos, com cuidado, para dentro das taças de curgete. Tempere com mais um pouco de sal e pimenta.

Leve ao forno a 150º C durante 20 minutos ou até a clara estar completamente branca. Por fim, polvilhe com os coentros picados e um fio de azeite.


Miniomeletes de espinafres com mozzarela

Para 6 omeletes

Receita sem glúten

Ingredientes

3 ovos
50 ml de leite meio gordo 

Sal 

Pimenta 

6 tomates-cereja 

4 folhas de manjericão 

1 mão-cheia de espinafres 

1 queijo mozzarela fresco 

Sal

Noz-moscada

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200º C. Forre as formas de queque com forminhas de papel.

Numa taça bata os ovos com o leite, o sal e a noz-moscada. Corte o tomate cherry em metades e divida-os por forminhas. Junte o queijo mozzarela em cubinhos e o manjericão picado. Salteie os espinafres em azeite para que reduzam de tamanho e distribua pelas forminhas. Regue as forminhas com o preparado de ovos até estarem cheias e leve-as ao forno, a 150º C, durante 20 minutos.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!