Notícias

Há uma nova cirurgia para curar as enxaquecas (e apagar as rugas) em Portugal

Trata-se de uma cirurgia plástica que apaga as rugas e que agora pode também tratar a enxaqueca. Foi realizada pela primeira vez em Portugal, no Hospital de São João, no Porto.
Por Margarida Ferreira, 19.09.2017

Foi realizado com sucesso, pela primeira vez em Portugal, um novo tratamento cirúrgico da enxaqueca. A intervenção foi realizada por uma equipa do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Centro Hospitalar São João, no Porto, liderada pelo cirurgião António Costa Ferreira.

A cirurgia é feita através da técnica endoscópica na região frontal e é dirigida aos chamados ‘trigger points’, ou seja, os pontos que desencadeiam as crises dolorosas. Para a cirurgia, são feitas três pequenas incisões, localizadas no couro cabeludo, com anestesia geral e com internamento obrigatório de apenas um dia. Esta é a solução indicada para os doentes que não respondem aos vários tratamentos com medicamentos.

Esta cirurgia foi agora usada para o tratamento de cefaleias, pela primeira vez, sendo que era utilizada como um liftingfrontal que atenua as rugas na zona da testa desde o final dos anos 80.

A cirurgia foi realizada a Maria José Gonçalves, de 44 anos, que sofre de dores de cabeça intensas há quase vinte anos. A enxaqueca atinge 12% da população mundial. Esta nova terapêutica pode ser promissora para um elevado número de doentes, sendo que mais de 80% dos doentes submetidos a esta cirurgia ficaram curados. 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!