Notícias

Como manter-se hidratada durante o verão

A hidratação é fundamental em momentos de calor excessivo como o atual, e por isso o consumo de líquidos garante o bem estar físico e cognitivo.
Por Máxima, 24.08.2016
  • É imprescíndivel que, no verão, a hidratação do corpo não se baseie apenas em cremes de corpo, mas principalmente na ingestão de água.
    • É recomendável o consumo diário de 2 litros de líquidos nas mulheres e 2,5 litros no universo masculino, que pode aumentar dependendo das condições fisiológicas, prática da atividade física e desporto e das condições ambientais, como a temperatura e humidade relativa.
A água é um nutriente essencial que desempenha um papel importante no nosso organismo, como o transporte de nutrientes, eliminação de resíduos, regulação da temperatura corporal, etc. Em épocas e ambientes de calor como os que estamos a viver neste verão, a hidratação é fundamental, embora poucas pessoas sigam as recomendações. Seguir alguns conselhos simples irá ajudar a satisfazer as necessidades diárias de ingestão de líquidos e conseguir que nos encontremos em perfeitas condições para desfrutar as férias.
  • 1. Consumir entre 2 e 2,5 litros de líquido diariamente através de diferentes alimentos e bebidas: esta quantidade corresponde às recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) para homens e mulheres, respetivamente. Com altas temperaturas, e em áreas de elevada humidade relativa, deve aumentar-se a ingestão de alimentos e bebidas que fornecem água, controlando o consumo calórico dos mesmos.
  • 2. Aumentar o consumo de líquido se vai praticar atividade física ou desporto: durante épocas de calor devemos aumentar os requisitos de líquidos, especialmente se praticarmos exercício físico intenso, já que uma hidratação desadequada prejudica o rendimento do exercício aeróbico. Além disso, devemos vigiar o estado de hidratação da população mais vulnerável de sofrer de hipo-hidratação, tais como crianças, mulheres grávidas ou lactantes e as pessoas mais velhas.
  • 3. Apoiar-se na alimentação de verão para aumentar o consumo de líquidos: a alimentação no verão deve ser generosa em alimentos com alto teor de água. No entanto, recomenda-se que 75-80% do líquido que ingerimos diariamente provenha de bebidas. Assim, todas as bebidas não-alcoólicas contendo mais do que 80% de água e menos do que 50 mEq/l de sal são fonte de hidratação, tendo em consideração aquelas que fornecem menos calorias.
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!