Saúde

Desporto de A a Z

As possibilidades são infinitas, para todos os gostos, idades, géneros e personalidades. De A a Z, descubra o que a vai fazer sair do sofá.
Por Máxima, 29.08.2016
A. ANDAR 
Começamos com a interrogação se andar será efetivamente um desporto. A resposta é: sim, pode ser. Podemos chamar-lhe pedestrianismo ou power walking para conferir-lhe uma aura mais profissional, mas basicamente resume-se à ação de andar. Não se trata apenas de fazer vários quilómetros a pé, é o ato de fazê-lo pelo prazer do exercício. Qualquer pessoa pode fazer uma caminhada, em qualquer lugar, ao seu próprio ritmo e ainda apreciar a paisagem. Mas se o que a motiva são as calorias, saiba que pode gastar até 200 (com passada rápida) em 30 minutos. Se o fizer diariamente, o resultado são menos 1400 calorias no final da semana e uma melhoria na saúde cardiovascular.    
Caminhadas ao ar livre: Passeio Marítimo de Oeiras, Parque de Monsanto, Zona Ribeirinha de Belém, Parque Eduardo VII, Quinta das Conchas, Parque das Nações, Paredão do Estoril, Doca de Santo Amaro
 
  1. B. BOXE
O que deve saber sobre o boxe:
- É uma arte marcial e um desporto de combate com origens que remontam ao terceiro milénio a.C.
- O objetivo é enfraquecer e derrubar o adversário, mas assenta em movimentos que têm tudo a ver com técnica e estratégia.
- É um desporto olímpico, com combates supervisionados por um árbitro, em séries de intervalos de um a três minutos chamados rounds.
- O equipamento inclui fitas para as mãos, para evitar o deslocamento de ossos, e luvas para protegê-las; uma boqueira para proteger os dentes e gengivas e para servir de almofada ao maxilar; e sapatos de sola mole.
- Ao ataque há quatro golpes básicos no boxe: jab, cross, hook e uppercut. À defesa, diversas manobras básicas protegem o pugilista: slipping, bobbing, blocking, cover-up, clinching e footwork.
- No ringue, gasta cerca de 727 calorias por hora, mas se for a uma aula de kickboxe é capaz de gastar cerca de 585 calorias.
Onde procurar Diversos ginásios já oferecem aulas de boxe e de kickboxing mas se quiser um lugar mais especializado pode dirigir-se ao Humberto Evora Gym Club, ao Ginásio Club Português ou à Academia Kolmachine, em Lisboa. www.humbertoevora-gymclub.pt; www.gcp.pt

  1. C. CROSSFIT
Chegou, viu e venceu. Em apenas alguns meses o Crossfit ganhou fama e adeptos um pouco por todo o país. Um programa de treino e de condicionamento físico geral, de alta intensidade, do qual fazem parte movimentos naturais, funcionais e variados, proporciona um treino muito completo.
Locais: Existem várias boxes de Crossfit em todo o país. Recomendamos a XXI CrossFit, o CrossFit Oniria, a The Bakery CrossFit, mas pode descobrir muitas mais em http://crosstraining.pt.  
 
  1. D. DANÇAR
Porque é impossível falarmos de uma só, escolhemos um sítio especializado em danças para uma breve descrição de opções para pôr em prática, seja nas aulas ou num qualquer sábado à noite (pode queimar mais de 400 calorias por hora!). No Jazzy Dance Studios, pode experimentar estas e muito mais:
- Barra de chão: Uma adaptação de exercícios de ballet clássico para o plano horizontal, tem como principal objetivo o alongamento e o controlo dos músculos, corrigindo a postura, melhorando o equilíbrio, aumentando a força e prevenindo lesões e tensões localizadas.
- Contemporânea: Uma noção forjada nos anos 80, a partir da dança moderna e pós-moderna, a dança contemporânea veio provocar uma rutura com a tradição do ballet. Sem uma técnica de linguagem única, é um estilo que dá espaço à individualidade do intérprete, valorizando a transmissão de sentimentos, ideias e conceitos. 
- Danças de salão: Elegância, rigor, diversão e música combinam-se numa ótima modalidade de exercício físico e bem-estar psicológico. Está dividida em dez danças, distribuídas em duas modalidades: Clássicas (valsa inglesa, tango, valsa vienense, slow fox e quickstep) e Latinas (samba, cha cha cha, rumba, paso doble e jive).
- Hip Hop: Com origens que remontam às comunidades afro e latino-americanas dos anos 70, nas aulas de Hip Hop são abordados todos os passos, técnicas e movimentos  que alicerçam o New Jack Swing, tendo como base o rocking.
- Waacking: Nasceu dentro da comunidade afro-americana e latina, ao som do Disco e do Funk. Com uma filosofia de dança social, caracteriza-se por um complexo movimento de braços, tão rápidos como a batida do Disco.
Estúdio: Jazzy Dance Studios | www.jazzy.pt
 
  1. E. ESCALADA
"Tem medo das alturas? O único caminho é para cima." Quem o diz é o Vertigo Climbing Center. A máxima não se resume a cursos de escalada indoor para superar a acrofobia – o centro tem uma parede escalável com 300 m² –, desenvolvem-se ainda atividades em serras e falésias – o habitat natural da escalada. Trata-se de uma prática desportiva que exige esforço, resistência, controlo corporal e concentração e onde se pode gastar 454 calorias por hora para cima e 284 para baixo.
Paredes: Vertigo Climbing Center | www.vertigoclimbing.pt
 
  1. F. FUTEBOL
Prós: Fortalece as pernas e melhora a condição física; é um desporto de equipa, favorece a socialização; queima entre 500 a 700 calorias por hora; é divertido.
Contras: Exige uma boa preparação muscular, o que significa que deverá ser complementado com musculação; é necessário usar a força e o jogo de cintura para contornar os adversários; há um maior desgaste dos membros inferiores; depende da participação de outras jogadoras. 
 
  1. G. GOLFE
Visto como um desporto de elites, o golfe pode ser praticado por qualquer pessoa com as condições mínimas de saúde. O objetivo do jogo é colocar a bola no buraco, situado a alguma distância, com o menor número de tacadas. Benefícios? Apontamos 10:
- Exposição ao ar livre.
- Estimula as relações.
- Fortalece a bexiga.
- Queima calorias (mais de 1000 num jogo).
- Mantém o ritmo cardíaco.
- Estimula as conexões entre as células nervosas, ou seja, é bom para o cérebro.
- Melhora a visão. Os golfistas aprendem a focar-se em longas distâncias, apurando a coordenação óculo-manual.
- É um desporto de lazer e, logo, com baixo risco de lesão.
- Ajuda a melhorar a qualidade do sono no final do dia: os golfistas adormecem mais rapidamente e mais profundamente.
- Ajuda a aliviar o stress, por ser ao ar livre e um desporto social.
E ainda pode praticá-lo de Norte a Sul do país, nas mais belas paisagens. Veja onde emhttp://www.portugalgolf.pt
 
  1. H. HIPISMO
O hipismo define-se como a arte de montar a cavalo e, como desporto, é praticado desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade, sendo que as competições de hipismo só surgiram em 1883, nos EUA. Dele fazem parte atividades como a ultrapassagem de obstáculos, provas de salto e de corridas.
Locais: Sociedade Portuguesa de Hipismo (hipódromo do Campo Grande), Equitop Academia, Clube Equestre de Janas O Paddock
 
  1. I. IAIDO
O que significa: A palavra Iaido é composta por três kanji, sendo o primeiro "I" (Iru) que significa quietude ou sentido de ser, o próximo é "Ai" que significa combinar ou harmonizar e "Do", ou caminho. Assim, pode ser traduzido como "o caminho para a harmonia do ser". 
Origem: Japão feudal do século XVII.
O que é: Uma arte japonesa de desembainhar e manejar a espada, hoje mais focada na perspetiva de autodesenvolvimento. Ajuda a mover com intencionalidade, foco e precisão, o que tem inúmeros benefícios para a mente e para o corpo.
Onde: Zenshinkan | Iaido Clube de Lisboa
 
  1. J. JIU-JITSU
Surgido na Índia há mais de dois mil anos, o Jiu-Jitsu é uma arte marcial praticada em todo o Mundo. É um treino de combate no solo, com o objetivo de saber evitar e contra-atacar os golpes do adversário. Apesar de ser um desporto de luta, tem regras e limitações.
Locais: Portugal Gold Team, Alex Machado Jiu Jitsu and Combat Sports - Gracie Barra Benfica (Edifício Malo Clinic), Academia Gracie Barra Paço d’Arcos, Royce Gracie Jiu-Jitsu Lisboa, Gracie Jiu-Jitsu Lisboa, Pantera Negra Jiu-Jitsu. http://jiujitsuportugal.com
 
  1. K. KRAV MAGA
O que significa Significa "combate próximo" em hebraico e é um sistema de defesa pessoal e de combate israelita.
Por quem é utilizada esta arte marcial? Por diversos serviços e agências internacionais: Forças de defesa de Israel (IDF), Mossad (Serviços Secretos Israelitas), FBI, CIA, Navy Seals, GIGN, BodyGuards…
Quais são os princípios desta modalidade? Baseia-se em três momentos: prevenção, ação e segurança.
Qual é a tradição do Krav Maga? Não tem tradição, ao contrário de todas as anteriores artes marciais, e essa é uma das suas mais-valias, pois vai-se atualizando e modernizando conforme os tempos o exigem.
Quais são os benefícios? É extremamente eficaz em situações de perigo reais do dia a dia, tonifica o corpo e é um ótimo treino cardiovascular para ganhar tanto robustez física como força.
Onde posso experimentar? Veja aqui: www.kravmagaportugal.com
 
  1. L. LINDY HOP
É divertido, é bonito e faz transpirar. O Lindy Hop, uma dança social a pares, evoluiu desde os anos 20 até se fundir com o jazz, sendo extremamente popular durante a época do swing, nos Estados Unidos.
Curiosidade O termo Lindy Hop cunhou-se na altura do primeiro voo transatlântico sem paragens, entre Nova Iorque e Paris, realizado pelo aviador Charles Lindbergh, carinhosamente conhecido como Lindy. Um repórter viu o dançarino Shorty a improvisar no Breakaway – uma dança mais fechada – e perguntou-lhe que dança era aquela que ele estava a fazer. Lembrando-se da notícia do jornal, Lindy Hops the Atlantic, Shorty respondeu: "I’m doing the Lindy Hop." Daí Shorty ser considerado "o pai do Lindy Hop".
Quero experimentar Então pegue no seu parceiro e arraste-o até ao Ateneu Comercial de Lisboa, onde decorrem aulas todas as terças-feiras.Pode procurar aulas livres nos jardins e largos da capital. No Porto, em www.lindyhopportugal.com.
 
  1. M. MUIAI TAI
O Muai Tai é uma arte marcial originária da Tailândia, praticada de pé com o objetivo de aplicar golpes com os cotovelos, joelhos, punhos e pés no adversário. É um desporto extremamente completo, uma vez que exige um treino aeróbico e anaeróbico de grande intensidade, flexibilidade e agilidade.
Locais: Virgin Active, Gracie Barra Cascais, Estádio Universitário de Lisboa, Zé Fortes.
 
  1. N. NATAÇÃO
Crawl, costas, bruços ou mariposa são os quatro estilos de natação, um dos desportos mais completos. É relaxante, não tem efeitos agressivos e beneficia as funções orgânicas, reduzindo o risco de problemas cardiovasculares, melhorando o sistema respiratório, fortalecendo as articulações e minimizando o risco de lesões.
Principais erros: Levantar muita água não é um bom sinal. Evite entrar primeiro com o polegar na água. O ideal é colocar a mão a 45 graus da superfície da água. Não pare de movimentar a perna. Mantenha a atividade mesmo com a rotação do corpo. Não tire muito os pés fora da água pois estará a desperdiçar energia. Não dobre muito os joelhos. Não inicie a natação antes de soltar o ar todo debaixo da água. Não fique muito tensa, guarde a força para os momentos certos.
 
  1. O. ORIENTAÇÃO
Tem mais de 100 anos enquanto desporto organizado, mas em Portugal é bem mais recente. Consiste numa combinação entre competição, lazer e contacto com a natureza. É uma espécie de peddy paper desportivo onde cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre. A velocidade de movimento tem de ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa, interpretá-lo e decidir! 
As provas do calendário da Federação Portuguesa de Orientação são abertas a todas as pessoas. A distância e a dificuldade dos percursos de Orientação variam em função da idade e do nível técnico dos praticantes, possibilitando a participação dos sete aos 97 anos. Para participar, solicite informações detalhadas aos clubes organizadores ou à própria Federação. www.fpo.pt
 
  1. P. PADEL
É um dos desportos mais bem-sucedidos dos últimos anos e as portuguesas têm-se juntado em grupos de quatro para praticá-lo. Jogado por duas equipas de dois jogadores, equipados com raquetes e bolas próprias, o padel é praticado num campo fechado, com uma rede no meio, e a sua superfície pode ser em rede sintética, alcatifa ou betão poroso. Um jogador de padel queima, habitualmente, cerca de 800 kcal numa hora.
Reservar um campo Academia de Padel, Lisboa Racket Centre, Padel Campo Grande, Clube de Padel.
  1. Q. QUICK STEP
Género Dança de salão.
Influência Foxtrot, Charleston e Jazz.
Origem Inglesa.
Décadas Emergiu nos anos 20.
Ritmo Muito rápido, com grande quantidade de movimentos.
Calorias 60 segundos de Quick Step equivalem a correr 1,5 km.
 
  1. R. REMO
Nunca pensou em sentar-se numa máquina de remo? E num barco, muito menos? Pode parecer a coisa mais aborrecida, mas é bastante eficaz, já que mexe braços e pernas e queima cerca de 680 calorias por hora numa sessão de elevada intensidade. Considere alguns minutos na máquina de remo para o início do seu treino cardiovascular. Os resultados não tardarão e poderá pô-los em prática ao ar livre.
Locais Associação Naval de Lisboa, Clube Naval de Lisboa.
 
  1. S. SURF
Em Portugal, a prática do surf com prancha e em pé começou no final dos anos 50. O seu pioneiro foi o surfista Pedro Lima. Como um paraíso para surfistas, destacamos os melhores spots do país:
Iniciantes Praia do Amado, Ericeira, Praia de Carcavelos, Sagres.
Intermédio Praia do Cabedelo (Figueira da Foz), Arrifana (Costa Vicentina).
Avançado Praia do Norte (Nazaré), Paúl do Mar (Madeira).
 
  1. T. TRIATLO
O triatlo é um desporto no qual o atleta efetua uma prova combinada de três modalidades diferentes – natação, ciclismo e corrida , sem paragem do cronómetro. Teve origem no San Diego Track Club, na década de 1970.
Onde praticar: Belenenses Triatlo, Clube Olímpico de Oeiras, Clube Triatlo Almada, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica.
 
  1. U. ULTIMATE
Das muitas modalidades que se podem praticar com o disco, o Ultimate é a mais popular em Portugal. É um desporto de equipa, de não contacto, que pode ser jogado na praia ou na relva. Provavelmente reconhece-o se lhe dissermos que é o mesmo que o Frisbee, mas que, por ser uma marca, deixou de ser reconhecido com este nome. Regras básicas:
- Cada ponto comec¸a com as duas equipas em lados opostos do campo (dentro das zonas de marcação) e a equipa que defende lança o disco para a outra equipa.
- A equipa que ataca apanha o disco e tenta passá-lo entre os seus jogadores, dentro do campo, em qualquer direção, sem que este caia no chão.
- O jogador na posse do disco (lançador) não pode correr e tem 10 segundos para passar o disco.
- O objetivo é tentar que um companheiro apanhe o disco dentro da zona de marcação contrária àquela em que a sua equipa começou o ponto; se conseguir o ponto, termina e a equipa soma um ponto ao resultado do jogo.
- Se o disco cair no chão, for intercetado por um defesa ou apanhado fora do campo, a posse do disco passa para a outra equipa (turnover) e os papéis invertem-se: a equipa que defendia agora ataca e vice-versa.
- Apenas um jogador pode defender o lançador, fazendo a contagem dos 10 segundos, e não pode tocar no disco enquanto este estiver na mão do seu adversário.
- Não deverá haver contacto físico entre os jogadores e, caso tal aconteça, deverá ser marcada uma falta ao jogador responsa´vel por provocar o contacto.
- Em situação alguma as regras de jogo poderão ser infringidas voluntariamente (Espírito de Jogo) e esta é a regra mais importante, sendo levada muito a sério por todos os praticantes deste desporto.
 
  1. V. VOLEIBOL
É um desporto de equipa, cujo objetivo é passar a bola para o outro lado da rede, de maneira a que ela toque no chão do campo da equipa adversária. Só são permitidos três toques entre a equipa antes que a bola passe a rede.
Sugestão: Uma ótima maneira de potenciar a queima de calorias no voleibol é praticá-lo na areia, por isso da próxima vez que for para a praia, junte mais três amigos e leve uma bola.
 
  1. W. WINDSURF
É perfeito para tonificar braços, ombros e costas, além de desenvolver os músculos das coxas e de afinar a cintura (devido à constante pressão para estar equilibrado em cima da prancha). Um atleta experiente pode queimar até 1000 calorias por hora a praticar windsurf, mas um iniciante consegue queimar cerca de 500. Interessada? João Palhas, fundador da On Water Academy, na ilha de Porto Santo, responde a algumas dúvidas sobre a iniciação nesta prática aquática:
- O que devemos saber antes de iniciarmos um curso de windsurf?
O mais importante é mesmo investigar e encontrar uma escola credenciada.
- Quais são as maiores dificuldades de um curso destes?
O equilíbrio é um fator-chave e há certos requisitos mínimos para fazer um curso destes, como saber nadar, por exemplo, mas as maiores dificuldades surgem se não usar o material correto para a aprendizagem.
- Quais são os benefícios da prática de windsurf?
Além do contacto com a natureza, melhora o equilíbrio, fortalece as articulações e melhora a resistência muscular.
Curso: Na maravilhosa praia de Porto Santo um curso completo de oito horas custa €160. É composto por três níveis distintos lecionados por instrutores credenciados e com métodos de ensino homologados pela FPV. www.onwateracademy.com
  1. X. XBOX FITNESS
Ok, tínhamos de incluir uma prática adequada para quem não faz questão de sair de casa. Se é o seu caso, o Xbox Fitness pode ser a solução para ficar em forma. Exclusivos da consola Xbox One, estes vídeos de treino lecionado por treinadores célebres como Jillian Michaels, Tracy Anderson e Tony Horton não se resumem a mostrar exercícios. Graças a uma tecnologia kinética, a Xbox Fitness consegue ler o ritmo cardíaco, visualizar quais os músculos mais estimulados, mede a força e ainda estimula o jogador. Tudo isto em rotinas que duram entre 10 e 60 minutos.
Onde adquirir:www.xbox.com

  1. Y. YOGA
Além de trabalhar o corpo, o yoga trabalha a mente. É um desporto lento e controlado, que exercita os músculos de diferentes partes do corpo braços, peito, costas, pernas, abdómen, ventre e pélvis – e previne problemas nos ossos, no coração e até de digestão. Tem como objetivo a harmonia, aliviando a tensão nos músculos e diminuindo o stress.
O melhor: Um pouco por todo o país realizam-se retiros de yoga que podem ser uma solução para uns dias longe do stress das cidades mais cosmopolitas. Vila Nova de Milfontes é um desses locais: http://www.loveashtangayoga.com.
Para treinar: Virgin Active, Biosa Yoga Lisboa, Centro Português de Yoga, Espaço Vida, Fitness Hut.
  1. Z. ZUMBA
- Nasceu em 1990.
- Pela mão do colombiano Alberto "Beto" Perez.
- Combina dança e aeróbica com muita energia e música motivacional.
- Em estilos como hip hop, soca, samba, salsa, merengue e mambo.
- Cerca de 15 milhões de pessoas frequentam aulas de zumba em todo o mundo.
- Em mais de 200 mil locais.
- Em 180 países.
- E é muito divertido!
Aulas: Holmes Place, Fitnezz Hut, Jazzy Life Club.
Partilhar
Ver comentários
A Máxima recomenda
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!